Duração
8 meses
Carga Horária
420 Horas
Certificação
Autorizado pelo MEC
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Capacitar profissionais para a aplicação de técnicas de geoprocessamento na aquisição, manipulação e análise de dados espaciais em atividades de planejamento e gestão geográfica georreferenciada utilizando a ferramenta de Banco de Dados Geográficos e Quantum QGIS; Desenvolver aplicações práticas a partir de exemplos e estudos de caso disponibilizados; Desenvolver o perfil para trabalhos topográficos e de atualização cadastral; Desenvolvimento profissional continuado; Introduzir conceitos fundamentais de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e tratamento/processamento de informações espaciais; Possibilitar ao aluno manipular ferramentas geoinformação e sensoriamento remoto; Possibilitar o embasamento teórico em modelos de localização geográfica e análise espacial; Utilizar ferramentas de sensoriamento remoto e processamento digital de imagens no cadastro urbano.
Engenharia e Arquitetura
Profissionais graduados nas diversas áreas do saber, que necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos de forma técnica na área de topografia e sensoriamento remoto, como: engenheiros, geógrafos, geólogos, educadores ambientais, químicos, bacharéis em diversas áreas, engenheiros ambientais, engenheiros agrônomos, ecólogos e outros.
Constituir-se-á de trabalhos elaborados durante o desenvolvimento das disciplinas, com auxílio dos professores, de participação nos fóruns de discussão e de prova presencial, conforme determinação legal. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica não será objeto de prova e, sim, de trabalhos. As demais serão avaliadas por trabalhos e por prova presencial. Os trabalhos valerão 40% (quarenta por cento) do total da nota e a prova presencial, 60% (sessenta por cento). Para a obtenção do título, o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento), em todas as disciplinas do curso, incluindo atividades a distância e provas presenciais, assim como no trabalho de conclusão de curso - TCC. As atividades avaliativas objetivam duas ações principais: a. Favorecer o processo de aprendizagem do cursista, por meio de atividades reflexivas e analíticas. b. Fornecer subsídios para o tutor avaliar o desenvolvimento do cursista nas disciplinas e a adequação aos objetivos propostos para a formação do curso. As atividades sugeridas no decorrer das unidades das disciplinas devem ser realizadas pelo aluno, para compor seu diário de formação. Para realizar essas atividades, o cursista poderá consultar os livros indicados na bibliografia da disciplina, artigos em meio eletrônico ou outras produções acadêmicas de seu conhecimento que versem sobre o assunto em questão, assim como relatar experiências e vivências profissionais.
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