Duração
8 meses
Carga Horária
420 Horas
Certificação
Autorizado pelo MEC
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A Terapia Ocupacional tem sido cada vez mais solicitada a fazer parte das equipes de saúde e com isso tem conseguido melhoras nas questões da competência e independência funcional para a vida cotidiana, inclusão social e qualidade de vida da diversa população atendida. A literatura nacional e internacional ratifica a propensão de crescimento do trabalho dos terapeutas ocupacionais de caráter preventivo voltados para programas comunitários, de saúde e/ou educação, e, em empresas. Contudo, enfatiza a inserção deste profissional nos contextos hospitalares, mostrando a expansão do mercado de trabalho em Terapia Ocupacional também nesta direção (DE CARLO & LUZO, 2004). O profissional especializado em Neurologia tem como principal campo de atuação instituições de reabilitação, consultórios particulares, hospitais, atendimentos domiciliares (home care), escolas, escolas especiais, instituições de longa permanência para idosos (ILPI), além dos espaços oferecidos pela atenção básica
Saúde
Profissionais com graduação em Terapia Ocupacional que atuam com problemáticas neurológicas a avaliar e intervir na reabilitação de pessoas, abordando os aspectos clínicos e prevenção de complicações oriundas da patologia neurológica. Pré-requisito: Apresentar comprovante de conclusão de Curso Superior em Terapia Ocupacional.
Constituir-se-á de trabalhos elaborados durante o desenvolvimento das disciplinas, com auxílio dos professores, de participação nos fóruns de discussão e de prova presencial, conforme determinação legal. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica não será objeto de prova e, sim, de trabalhos. As demais serão avaliadas por trabalhos e por prova presencial. Os trabalhos valerão 40% (quarenta por cento) do total da nota e a prova presencial, 60% (sessenta por cento). Para a obtenção do título, o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento), em todas as disciplinas do curso, incluindo atividades a distância e provas presenciais, assim como no trabalho de conclusão de curso – TCC. As atividades avaliativas objetivam duas ações principais: a. Favorecer o processo de aprendizagem do cursista, por meio de atividades reflexivas e analíticas. b. Fornecer subsídios para o tutor avaliar o desenvolvimento do cursista nas disciplinas e a adequação aos objetivos propostos para a formação do curso. As atividades sugeridas no decorrer das unidades das disciplinas devem ser realizadas pelo aluno, para compor seu diário de formação. Para realizar essas atividades, o cursista poderá consultar os livros indicados na bibliografia da disciplina, artigos em meio eletrônico ou outras produções acadêmicas de seu conhecimento que versem sobre o assunto em questão, assim como relatar experiências e vivências profissionais.
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