Duração
9 meses
Carga Horária
360 Horas
Certificação
Autorizado pelo MEC
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Tendo como finalidade através do material didático com assuntos atuais da realidade no âmbito da Nutrição em Saúde Pública utilizando temas teórico-práticos que vão oferecer ao profissional um sólido conhecimento para fins técnico-científico, seja na prevenção, diagnóstico e intervenção dietoterápica nas diversas patologias.
Saúde
O publico alvo para a Especialização em Nutrição em Saúde Pública engloba profissionais nutricionistas ou qualquer outro profissional com formação em cursos de graduação na área da saúde ou que trabalhem na Gestão em saúde.O curso em saúde pública vai possibilitar ao aluno desenvolver a visão crítica da área pública de trabalho dos profissionais da saúde. Além disso, vai melhorar sua qualificação técnica no conhecimento dos programas e gestões que temos atualmente em nosso mercado.Através da ampliação do conhecimento da área o profissional poderá atuar de forma a intervir melhorias no sistema como um todo, desde gestão até atenção ao paciente, a fim de garantir a eficácia da assistência e a melhoria na qualidade de vida da população alvo.
Entende-se que a avaliação é parte integrante do processo de formação, pois enquanto fornece um diagnóstico e afere os resultados alcançados pressupõe verificar conhecimentos adquiridos, mas, principalmente a capacidade do aluno de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto. Neste curso de Pós-Graduação a avaliação será realizada de forma diagnóstica, processual e formativa. A função diagnóstica da avaliação refere-se à identificação do nível inicial de conhecimento dos discentes na área específica do curso, bem como a verificação das características e particularidades individuais e grupais dos alunos, ou seja, é aquela realizada no início do curso, ou de cada unidade de ensino, a fim de constatar se os discentes possuem os conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para as novas aprendizagens. É utilizada também para estimar possíveis problemas de aprendizagens e suas causas (HAYDT, 2002).A função formativa e processual é aplicada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, servindo como uma forma de informar sobre as aprendizagens e dificuldades do aluno, sobre as deficiências na organização do ensino e sobre os possíveis alinhamentos necessários no planejamento de ensino para atingir os objetivos (ALMEIDA, 2001).Considera-se a avaliação formativa uma importante ferramenta de estímulo para o estudo, uma vez que sua principal utilidade é apontar os erros e acertos dos alunos e dos professores no processo de ensino-aprendizagem. Esse tipo de avaliação é basicamente um orientador dos estudos e esforços dos professores e alunos no decorrer desse processo, pois está muito ligada ao mecanismo de retro-alimentação (feedback) que permite identificar deficiências e reformular seus trabalhos, visando aperfeiçoá-los em um ciclo contínuo e ascendente.Neste curso será considerada como critérios a participação do aluno durante todo o processo expresso em base acadêmica, realização de tarefas, respondendo Mensagens Eletrônicas, participando dos Fóruns de Discussão, dos Chats, do Memorial Acadêmico e da Prova presencial, conforme determinação legal. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica, componente do módulo básico, não será objeto de prova e, sim, de trabalhos. As demais serão avaliadas por trabalhos e por prova presencial. Os trabalhos valerão 40% do total da nota e a prova presencial, 60%.Para a obtenção do título, o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 70%, em todas as disciplinas do curso, incluindo atividades à distância e a prova presencial, assim como no trabalho de conclusão de curso - TCC.As atividades avaliativas objetivam duas ações principais:a)Favorecer o processo de aprendizagem do pós-graduando, por meio de atividades reflexivas, analíticas, críticas e de aplicação de conhecimentos em contextos reais de ensino.b)Fornecer subsídios para o tutor avaliar o desenvolvimento do pós-graduando nas disciplinas e a adequação aos objetivos propostos para a formação do curso.As atividades sugeridas no decorrer das unidades das disciplinas devem ser realizadas pelo aluno, para compor seu processo de formação. Para realizar essas atividades, o aluno poderá consultar os livros indicados na bibliografia da disciplina, artigos em meio eletrônico ou outras produções acadêmicas de seu conhecimento que versem sobre o assunto em questão, assim como relatar dificuldades, experiências e vivências profissionais. As atividades das disciplinas comporão um único material a partir do qual o aluno desenvolverá sua pesquisa acadêmica, em relação aos assuntos pertinentes ao curso.A avaliação do desempenho do aluno, concebida como mediadora da aprendizagem, baseia-se na realização de atividades avaliativas à distância propostas no curso, no TCC e na prova presencial, conforme determinação legal
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