Pós-Graduação a Distância em Metodologias Ativas de Aprendizagem

8 MESES

400 HORAS

Autorizado pelo MEC

Pós-Graduação a Distância em
Metodologias Ativas de Aprendizagem

Bolsas de até 80%
ECONOMIZE ATÉ R$ 4.500,00
Forma de Pagamento
Bolsa Concedida
Parcela Final
Cartão de Crédito
75%
12x de
R$ 125,00
Cartão Recorrente
75%
16x de
R$ 93,75
Boleto
65%
16x de
R$ 131,25
Preencha o formulário e saiba mais sobre o seu curso
Objetivo



Apresentar ao aluno o conceito central de metodologias ativas e as práticas mais comuns;

Apresentar aos participantes as metodologias ativas de aprendizagem e os recursos tecnológicos por elas utilizados;

Apresentar metodologias inovadoras para a aprendizagem ativa do aluno;

Capacitar professores para atuar no processo ensino-aprendizagem, por meio da aprendizagem ativa e colaborativa;

Conhecer as formas mais apropriadas para se avaliar a aprendizagem por meio das metodologias ativas;

Desenvolver a habilidade para elaboração de planos de aula com base nas metodologias ativas;

Desenvolver estratégias pedagógicas, mediante identificação de contextos reais da prática pedagógica, com uso das TDIC e da aprendizagem ativa;

Explorar a contribuição das tecnologias digitais na valorização da criatividade, da colaboração, do pensamento crítico, da autoria e do protagonismo do estudante;

Identificar as metodologias adequadas, considerando o novo perfil do aluno e das novas tecnologias e metodologias, mediante estudo de casos;

Instruir os alunos para o uso de simulação, Gamificação, vídeos e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem.

Área de conhecimento

Educação

Público-Alvo

O curso é dirigido aos profissionais envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem, com educação em espaços formais e não formais, virtuais e não virtuais, graduados em Pedagogia, Administração, Comunicação Social, Recursos Humanos e demais áreas do conhecimento que queiram aprofundar seus estudos acerca do uso das Metodologias Ativas da Aprendizagem.

Metodologia

O curso é 100% online, inclusive as avaliações. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.

As interações assíncronas entre professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

DISCIPLINA HORAS
Desenvolvimento Profissional 40h
Teorias e Abordagens Pedagógicas: Contextos e Perspectivas 60h
Desafios da educação no século XXI. Planejamento da ação didática: estratégias ativas para o ensino-aprendizagem 60h
Gestão da Comunicação em Espaços Virtuais e não Virtuais de Aprendizagem 60h
Metodologias Ativas da Aprendizagem: E-Learning; Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Gamificação; Mapas Conceituais e Mentais, Gráficos e Painéis 60h
Processos de Criação: Peer Instruction, Metodologia Stem Education, Storybord e Storytelling 60h
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Práticas Inovadoras 60h
Carga Horária Total 400h
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* 60h
Carga Horária Total com TCC 460h
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Bolsas de até 80% ECONOMIZE ATÉ R$ 4.500,00
Forma de Pagamento Bolsa Concedida Parcela Final
Cartão de Crédito
75%
12x de
R$ 125,00
Cartão Recorrente
75%
16x de
R$ 93,75
Boleto
65%
16x de
R$ 131,25