Duração
9 meses
Carga Horária
380 Horas
Certificação
Autorizado pelo MEC
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Adquirir conhecimento adequado das patologias neuropediátricas, assim como a avaliação e reconhecimento das alterações clínicas relacionadas ao comportamento motor e cognitivo; Atualizar os principais conceitos anatômicos e fisiológicos relacionados ao sistema nervoso periférico e central; Compreender e saber avaliar as possíveis afecções ortopédicas decorrentes neste período permitindo, desta forma, guiar da melhor forma possível futuras intervenções; Compreender os principais aspectos da anatomia e fisiologia da fala; aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem na criança; Desenvolver a habilidade no desenvolvimento das atividades de pesquisa, dominando o método científico, as etapas de observação no controle experimental e na aplicação dos resultados obtidos; Estudar e compreender as bases teóricas do controle motor; Proporcionar ao aluno conhecimento básico sobre os diversos métodos de intervenção utilizados na abordagem neuropediátrica; Reconhecer a importância do processo de avaliação com uso de instrumentos padronizados, visando um melhor raciocínio clínico, estratégias de intervenção diretivas e comprovação dos resultados alcançados.
Saúde
Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, médicos, dentistas, nutricionistas, educadores físicos e demais profissionais de nível superior interessados na especialização profissional na área de neurologia infantil, interessados em aprimorar seus conhecimentos na intervenção neuropediátrica.
Constituir-se-á de trabalhos elaborados durante o desenvolvimento das disciplinas, com auxílio dos professores, de participação nos fóruns de discussão e de prova presencial, conforme determinação legal. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica não será objeto de prova e, sim, de trabalhos. As demais serão avaliadas por trabalhos e por prova presencial. Os trabalhos valerão 40% (quarenta por cento) do total da nota e a prova presencial, 60% (sessenta por cento).Para a obtenção do título, o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento), em todas as disciplinas do curso, incluindo atividades a distância e provas presenciais, assim como no trabalho de conclusão de curso - TCC.As atividades avaliativas objetivam duas ações principais:a. Favorecer o processo de aprendizagem do cursista, por meio de atividades reflexivas e analíticas.b. Fornecer subsídios para o tutor avaliar o desenvolvimento do cursista nas disciplinas e a adequação aos objetivos propostos para a formação do curso.As atividades sugeridas no decorrer das unidades das disciplinas devem ser realizadas pelo aluno, para compor seu diário de formação. Para realizar essas atividades, o cursista poderá consultar os livros indicados na bibliografia da disciplina, artigos em meio eletrônico ou outras produções acadêmicas de seu conhecimento que versem sobre o assunto em questão, assim como relatar experiências e vivências profissionais.
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