Forma de Pagamento |
Bolsa Concedida |
Parcela Final |
---|---|---|
Cartão de Crédito | 12x de R$ 125,00 |
|
Cartão Recorrente | 16x de R$ 93,75 |
|
Boleto | 16x de R$ 131,25 |
Ampliar o conhecimento dos fundamentos educacionais especiais que favorecem uma atuação de qualidade, ajudando a escola na gestão projetos que venham a auxiliar o aluno com deficiência ou superdotação, planejando coletivamente, avaliando processos e promovendo a participação coletiva.
Analisar os fundamentos da educação especial refletindo sobre o contexto sócio-histórico econômico cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais compreendendo a inclusão como fator de crescimento de todos os autores e atores da escola.
Discutir o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, discutindo as práticas avaliativas na contemporaneidade, entendendo a necessidade de adaptações nessa prática para que os alunos com necessidades educacionais especiais sejam atendidos em suas diversidades.
Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a educação;
Compreender a necessidade da articulação entre as diferentes áreas do conhecimento (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade) para a construção de uma visão mais ampla e adequada da realidade a partir de um saber não fragmentado;
Conscientizar o profissional da educação da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do atendimento inclusivo na escola;
Considerar sobre o uso das novas tecnologias de ensino como ferramenta pedagógica e suas implicações na prática educativa para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na sociedade.
Desenvolver competências necessárias à prática pedagógica para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais;
Especializar profissionais com capacidades técnica, política e ética para atuar na Educação para todos tendo como referências as peculiaridades desse campo de atuação e as atuais tendências educacionais para o atendimento das diversidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, memorial acadêmico, artigo acadêmico, entre outros;
Expandir os conhecimentos sobre a organização do trabalho pedagógico nos diversos espaços educativos;
Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como educador na atual sociedade brasileira.
Fortalecer uma atitude favorável em relação a participação em colegiados ou órgãos similares que defendam a inclusão de todos na escola para todos.
Realizar atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação especial, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo;
Reconhecer a importância de se conhecer profundamente as referências legais necessárias a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na escola.
Refletir sobre a necessidade da formação continuada do educador, por meio da práxis pedagógica, para a compreensão do processo de produção do conhecimento e da provisoriedade das verdades científicas;
Ponderar sobre a função social do educador nos diversos espaços educativos e sobre a prática pedagógica, compreendendo-a como prática social específica;
Promover reflexão sobre as bases teórico-metodológicas para o exercício da Educação Especial Inclusiva articulada à produção do conhecimento no ensino e na pesquisa de saberes essenciais para a prática pedagógica em salas de aula inclusivas.
Prover os participantes de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, no contexto do atendimento educacional especializado;
Educação
Destinado a educadores e demais profissionais graduados que atuam ou venham a atuar na área da educação especial.
O curso é 100% online, inclusive as avaliações. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.
As interações assíncronas entre professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
DISCIPLINA | HORAS |
---|---|
Desenvolvimento Profissional | 40h |
Educação Especial Inclusiva na Sociedade Contemporânea | 60h |
Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Intelectuais - A Síndrome de Down e seus Aspectos de Desenvolvimento e Aprendizagem; a Deficiência Física | 60h |
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa - Identificando e Acompanhando os Alunos com Deficiência nas Escolas Regulares | 60h |
Didática e Manejo do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e Hiperatividade | 60h |
As Dificuldades de Aprendizagem das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - A Educação Inclusiva | 60h |
Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Sensoriais (Auditiva, Visual e Surdocegueira) | 60h |
Carga Horária Total | 400h |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* | 60h |
Carga Horária Total com TCC | 460h |
Forma de Pagamento | Bolsa Concedida | Parcela Final |
---|---|---|
Cartão de Crédito | 12x de R$ 125,00 |
|
Cartão Recorrente | 16x de R$ 93,75 |
|
Boleto | 16x de R$ 131,25 |