Pós-Graduação a Distância em Educação Especial Inclusiva

8 MESES

400 HORAS

Autorizado pelo MEC

Pós-Graduação a Distância em
Educação Especial Inclusiva

Bolsas de até 75%
ECONOMIZE ATÉ R$ 4.500,00
Forma de Pagamento
Bolsa Concedida
Parcela Final
Cartão de Crédito
75%
12x de
R$ 125,00
Cartão Recorrente
75%
16x de
R$ 93,75
Boleto
65%
16x de
R$ 131,25
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Objetivo

  • Ampliar o conhecimento dos fundamentos educacionais especiais que favorecem uma atuação de qualidade, ajudando a escola na gestão projetos que venham a auxiliar o aluno com deficiência ou superdotação, planejando coletivamente, avaliando processos e promovendo a participação coletiva.

  • Analisar os fundamentos da educação especial refletindo sobre o contexto sócio-histórico econômico cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais compreendendo a inclusão como fator de crescimento de todos os autores e atores da escola.

  • Discutir o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, discutindo as práticas avaliativas na contemporaneidade, entendendo a necessidade de adaptações nessa prática para que os alunos com necessidades educacionais especiais sejam atendidos em suas diversidades.

  • Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a educação;

  • Compreender a necessidade da articulação entre as diferentes áreas do conhecimento (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade) para a construção de uma visão mais ampla e adequada da realidade a partir de um saber não fragmentado;

  • Conscientizar o profissional da educação da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do atendimento inclusivo na escola;

  • Considerar sobre o uso das novas tecnologias de ensino como ferramenta pedagógica e suas implicações na prática educativa para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na sociedade.

  • Desenvolver competências necessárias à prática pedagógica para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais;

  • Especializar profissionais com capacidades técnica, política e ética para atuar na Educação para todos tendo como referências as peculiaridades desse campo de atuação e as atuais tendências educacionais para o atendimento das diversidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.

  • Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, memorial acadêmico, artigo acadêmico, entre outros;

  • Expandir os conhecimentos sobre a organização do trabalho pedagógico nos diversos espaços educativos;

  • Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como educador na atual sociedade brasileira.

  • Fortalecer uma atitude favorável em relação a participação em colegiados ou órgãos similares que defendam a inclusão de todos na escola para todos.

  • Realizar atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação especial, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo;

  • Reconhecer a importância de se conhecer profundamente as referências legais necessárias a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na escola.

  • Refletir sobre a necessidade da formação continuada do educador, por meio da práxis pedagógica, para a compreensão do processo de produção do conhecimento e da provisoriedade das verdades científicas;

  • Ponderar sobre a função social do educador nos diversos espaços educativos e sobre a prática pedagógica, compreendendo-a como prática social específica;

  • Promover reflexão sobre as bases teórico-metodológicas para o exercício da Educação Especial Inclusiva articulada à produção do conhecimento no ensino e na pesquisa de saberes essenciais para a prática pedagógica em salas de aula inclusivas.

  • Prover os participantes de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, no contexto do atendimento educacional especializado;

Área de conhecimento

Educação

Público-Alvo

Destinado  a educadores e demais profissionais graduados que atuam ou venham a atuar na área da educação especial.

Metodologia

O curso é 100% online, inclusive as avaliações. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.

As interações assíncronas entre professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

DISCIPLINA HORAS
Desenvolvimento Profissional 40h
Educação Especial Inclusiva na Sociedade Contemporânea 60h
Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Intelectuais - A Síndrome de Down e seus Aspectos de Desenvolvimento e Aprendizagem; a Deficiência Física 60h
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa - Identificando e Acompanhando os Alunos com Deficiência nas Escolas Regulares 60h
Didática e Manejo do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e Hiperatividade 60h
As Dificuldades de Aprendizagem das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - A Educação Inclusiva 60h
Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Sensoriais (Auditiva, Visual e Surdocegueira) 60h
Carga Horária Total 400h
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* 60h
Carga Horária Total com TCC 460h
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Bolsas de até 75% ECONOMIZE ATÉ R$ 4.500,00

Forma de Pagamento Bolsa Concedida Parcela Final
Cartão de Crédito
75%
12x de
R$ 125,00
Cartão Recorrente
75%
16x de
R$ 93,75
Boleto
65%
16x de
R$ 131,25