Duração
12 meses
Carga Horária
660 Horas
Certificação
Autorizado pelo MEC
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Prover os participantes de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, no contexto do atendimento educacional especializado;Conscientizar o profissional da educação da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do atendimento inclusivo na escola;Desenvolver competências necessárias à prática pedagógica para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais.Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação especial , apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo; Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, memorial acadêmico, artigo acadêmico, entre outros;Refletir sobre a necessidade da formação continuada do educador, por meio da práxis pedagógica, para a compreensão do processo de produção do conhecimento e da provisoriedade das verdades científicas; Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como educador na atual sociedade brasileira.Analisar os fundamentos da educação especial refletindo sobre o contexto sócio histórico econômico cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais compreendendo a inclusão como fator de crescimento de todos os autores e atores da escola.Compreender a necessidade da articulação entre as diferentes áreas do conhecimento (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade) para a construção de uma visão mais ampla e adequada da realidade a partir de um saber não fragmentado;Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a educação;Analisar e refletir sobre a função social do educador nos diversos espaços educativos e sobre a prática pedagógica, compreendendo-a como prática social específica;Aprofundar os conhecimentos sobre a organização do trabalho pedagógico nos diversos espaços educativos;Refletir sobre o uso das novas tecnologias de ensino como ferramenta pedagógica e suas implicações na prática educativa para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na sociedade.Analisar o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, discutindo as práticas avaliativas na contemporaneidade, entendendo a necessidade de adaptações nessa prática para que os alunos com necessidades educacionais especiais sejam atendidos em suas diversidades.Especializar profissionais com capacidades técnica, política e ética para atuar na Educação para todos tendo como referências as peculiaridades desse campo de atuação e as atuais tendências educacionais para o atendimento das diversidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.Ampliar o conhecimento dos fundamentos educacionais especiais que favorecem uma atuação de qualidade, ajudando a escola na gestão projetos que venham a auxiliar o aluno com deficiência ou superdotação, planejando coletivamente, avaliando processos e promovendo a participação coletiva.Reconhecer a importância de se conhecer profundamente as referências legais necessárias a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na escola. Fortalecer uma atitude favorável em relação a participação em colegiados ou órgãos similares que defendam a inclusão de todos na escola para todos.
Educação
Educadores e outros profissionais que atuam ou venham a atuar na área da educação especial
Constituir-se-á de trabalhos elaborados durante o desenvolvimento das disciplinas, com auxílio dos professores, de participação nos fóruns de discussão, de memorial acadêmico e de prova presencial, conforme determinação legal. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica não será objeto de prova e, sim, de trabalhos. As demais serão avaliadas por trabalhos e por prova presencial. Os trabalhos valerão 40% do total da nota e a prova presencial, 60%. Para a obtenção do título, o aluno deverá apresentar aproveitamento igual ou superior a 70%, em todas as disciplinas do curso, incluindo atividades a distância e provas presenciais, assim como no trabalho de conclusão de curso - TCC.As atividades avaliativas objetivam duas ações principais:a)Favorecer o processo de aprendizagem do cursista, por meio de atividades reflexivas e analíticas.b)Fornecer subsídios para o tutor avaliar o desenvolvimento do cursista nas disciplinas e a adequação aos objetivos propostos para a formação do curso.As atividades sugeridas no decorrer das unidades das disciplinas devem ser realizadas pelo aluno, para compor seu diário de formação. Para realizar essas atividades, o cursista poderá consultar os livros indicados na bibliografia da disciplina, artigos em meio eletrônico ou outras produções acadêmicas de seu conhecimento que versem sobre o assunto em questão, assim como relatar experiências e vivências profissionais. As atividades das disciplinas do módulo básico, juntamente com as atividades das disciplinas do módulo específico, comporão um único material a partir do qual o aluno desenvolverá sua pesquisa acadêmica, em relação aos assuntos pertinentes ao curso.
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