Pós-Graduação a Distância em Atendimento Educacional Especializado

12 MESES

660 HORAS

Autorizado pelo MEC

Pós-Graduação a Distância em
Atendimento Educacional Especializado

Bolsas de até 80%
ECONOMIZE ATÉ R$ 4.500,00
Forma de Pagamento
Bolsa Concedida
Parcela Final
Cartão de Crédito
75%
12x de
R$ 125,00
Cartão Recorrente
75%
16x de
R$ 93,75
Boleto
65%
16x de
R$ 131,25
Preencha o formulário e saiba mais sobre o seu curso
Objetivo



Prover os participantes de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, no contexto do atendimento educacional especializado;

Conscientizar o profissional da educação da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do atendimento inclusivo na escola;

Desenvolver competências necessárias à prática pedagógica para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação especial , apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo;

Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, memorial acadêmico, artigo acadêmico, entre outros;

Refletir sobre a necessidade da formação continuada do educador, por meio da práxis pedagógica, para a compreensão do processo de produção do conhecimento e da provisoriedade das verdades científicas;

Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como educador na atual sociedade brasileira.

Analisar os fundamentos da educação especial refletindo sobre o contexto sócio histórico econômico cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais compreendendo a inclusão como fator de crescimento de todos os autores e atores da escola.

Compreender a necessidade da articulação entre as diferentes áreas do conhecimento (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade) para a construção de uma visão mais ampla e adequada da realidade a partir de um saber não fragmentado;

Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a educação;

Analisar e refletir sobre a função social do educador nos diversos espaços educativos e sobre a prática pedagógica, compreendendo-a como prática social específica;

Aprofundar os conhecimentos sobre a organização do trabalho pedagógico nos diversos espaços educativos;

Refletir sobre o uso das novas tecnologias de ensino como ferramenta pedagógica e suas implicações na prática educativa para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na sociedade.

Analisar o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, discutindo as práticas avaliativas na contemporaneidade, entendendo a necessidade de adaptações nessa prática para que os alunos com necessidades educacionais especiais sejam atendidos em suas diversidades.

Especializar profissionais com capacidades técnica, política e ética para atuar na Educação para todos tendo como referências as peculiaridades desse campo de atuação e as atuais tendências educacionais para o atendimento das diversidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Ampliar o conhecimento dos fundamentos educacionais especiais que favorecem uma atuação de qualidade, ajudando a escola na gestão projetos que venham a auxiliar o aluno com deficiência ou superdotação, planejando coletivamente, avaliando processos e promovendo a participação coletiva.

Reconhecer a importância de se conhecer profundamente as referências legais necessárias a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na escola.

Fortalecer uma atitude favorável em relação a participação em colegiados ou órgãos similares que defendam a inclusão de todos na escola para todos.

Área de conhecimento

Educação

Público-Alvo

Educadores e outros profissionais que atuam ou venham a atuar na área da educação especial

Metodologia

O curso é 100% online, inclusive as avaliações. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.

As interações assíncronas entre professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

DISCIPLINA HORAS
Desenvolvimento Profissional 40h
Educação inclusiva na sociedade contemporânea 60h
Dificuldades de Aprendizagem e Distúrbios de Aprendizagem (Leitura, Escrita E Matemática) 60h
Gestão do Conhecimento de Pessoas 40h
Planejamento, Projeto Político Pedagógico e Organização Curricular do Ensino 60h
Metodologia de Ensino - As Adaptações Curriculares 40h
Atendimento Educacional Especializado do Aluno com Deficiência Auditiva 60h
Atendimento Educacional Especializado do Aluno com Deficiência Visual 60h
Atendimento Educacional Especializado do Aluno com Deficiência Intelectual 60h
Atendimento Educacional Especializado do Aluno com Deficiência Física 60h
Atendimento Educacional Especializado do Aluno com Altas Habilidades Superdotação 60h
Carga Horária Total 600h
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* 60h
Carga Horária Total com TCC 660h
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Bolsas de até 80% ECONOMIZE ATÉ R$ 4.500,00
Forma de Pagamento Bolsa Concedida Parcela Final
Cartão de Crédito
75%
12x de
R$ 125,00
Cartão Recorrente
75%
16x de
R$ 93,75
Boleto
65%
16x de
R$ 131,25